Grande tendência dos últimos anos no Brasil, consultor de carreira é uma técnica na qual um profissional qualificado para esse serviço faz um acompanhamento minucioso de suas atividades para ajudá-lo a conquistar uma carreira sustentável e de longo prazo. Não falta a oferta de consultores de carreira para atender às necessidades do dia a dia.
No entanto, é preciso escolher com cuidado o seu consultor de carreira. A primeira coisa, obviamente, é escapar de pessoas de má fé e que não são realmente qualificadas para oferecer esse tipo de serviço. É fundamental, antes de mais nada, conferir a sua formação, área de atuação, cursos realizados, e as experiências anteriores com outros assessorados.
É preciso lembrar também que consultor de carreira é uma via de mão dupla. É papel do consultor de carreira entender a sua situação e apoiar nas melhores estratégias para chegar aos seus objetivos profissionais. Mas, para que isso dê certo, é necessário que o cliente coopere e tenha confiança de que o profissional está no caminho correto.
Para ajudar nessa tarefa, estarei apontando os principais itens que você deve se atentar na hora de escolher o seu consultor de carreira. Confira:
Qualificação e expertise do consultor de carreira?
Não faltam opções de consultores de carreira para atender às necessidades no mercado de trabalho. Frente à tamanha oferta, no entanto, pode parecer um pouco difícil identificar um consultor qualificado e saber se o profissional realmente tem as competências que são necessárias para a realização dessa atividade.
Imagine um Consultor de Carreira sem nenhuma vivência com RH e mercado de trabalho, ou até mesmo que nunca tenha trabalhado ou tido formação na área comportamental. Imagine que sua qualificação é bastante robusta e o seu Consultor tem apenas nível de graduação. Além de uma formação adequada, um bom consultor de carreira precisa ter experiência comprovada no mundo do trabalho, na área de recursos humanos e na área comportamental. É fundamental checar sempre se o profissional escolhido realmente tem as certificações necessárias para realizar o trabalho.
Além da formação em si: a confiabilidade do serviço prestado. Como esta área profissional é bastante nova no Brasil e muitas pessoas não conhecem muito bem seu funcionamento, não são raros os casos em que o serviço de consultoria de carreira acaba descaracterizado e assume ares diversos, menos o de carreira.
O consultor de carreira não é um guru ou um guia que irá acompanhar e orientar as pessoas pelos caminhos que estão sendo oferecidos. A ideia por trás é a de que alguém que conhece várias áreas profissionais irá mostrar aos seus clientes a melhor forma de conseguir os resultados que precisam. Um consultor de carreira, por sua vez, irá mostrar os tipos de qualificação necessárias, como o mercado enxerga seu tempo de experiência e suas competências comportamentais e de iniciativas que precisam ser assumidas para que o sucesso profissional seja alcançado.
Qual o papel de um consultor de carreira?
Todo consultor de carreira alinha o objetivo principal que está sendo buscado junto ao seu cliente. Cada profissional, no entanto, trata isso de uma forma. Enquanto alguns preferem uma mudança de emprego, alguns buscam recolocação no mercado, outros desejam desenvolvimento profissional ou uma mudança de área.
Conversando poucos minutos com um consultor de carreira você percebe se ele apresenta uma visão sistêmica do mercado de trabalho e para constatar isso você pode fazer algumas perguntas básicas:
· Como sou visto pelos RH’s no mercado em que atuo?
· Quanto vale as minhas competências profissionais no mercado?
· Como estou diante dos meus concorrentes?
Cheque com antecedência se o profissional escolhido por você consegue responder a estas perguntas de forma objetiva e assim ser possível te dar insumos para o seu desenvolvimento de carreira.
Todas as formas de abordagem são válidas, mas tudo depende dos seus objetivos. Precisa voltar para o mercado de trabalho e está em busca de recolocação / outplacement com mais rapidez? Aposte em perspectivas mais fortes. Quer mudar seu emprego com o tempo e encontrar uma nova carreira? Deseja mudar de cargo ou salário? Preze pela valorização do autoconhecimento e, portanto, escolha um profissional que aguce isso em você. Quer aumentar a sua empregabilidade no mercado de trabalho? Aprofunde a visão sobre sua área profissional e ganhe competitividade.
Como ele trata metas e objetivos?
É preciso que o consultor de carreira saiba separar bem metas, objetivos e ideias. Metas são formas de marcar o rendimento dos trabalhos e são opções possíveis de serem realizadas, que não dependem de outros fatores: suas metas para o próximo semestre serão, por exemplo, fazer um curso e aprimorar um idioma. O objetivo é conseguir impulsionar a carreira conseguindo uma promoção, uma mudança de cargo, um aumento salarial, etc. O ideal é definir quais caminhos percorrer: uma carreira técnica ou de gestão?.
Se um consultor de carreira começa a abordagem prometendo a realização de objetivos, desconfie. Não é possível fazer essa garantia e tampouco estimar algo que não depende só de vocês. Se você está sem emprego e quer voltar ao mercado de trabalho, o consultor de carreira não pode garantir isso. Pode ser que o processo não funcione mais após a recolocação ou que o necessário para isso seja extremo. O consultor de carreira precisa ser honesto o suficiente para informar o que pode ou não ser executado – e não promessas.
Há diferentes perspectivas que podem ser abordadas numa consultoria de carreira: recolocação no mercado, mudança de emprego, desenvolvimento profissional, mudança de cargo e salário, transição de área ou carreira, carreira profissional autônoma ou liberal (empreendedor, consultor, docente), etc.
Como é processo de acompanhamento?
Os planos de trabalho de um consultor de carreira variam bastante. Podem ser feitos durante encontros semanais ou quinzenais, por exemplo. Outros planos podem incluir uma reunião mensal e um acompanhamento mais próximo das atividades realizadas. Para escolher o consultor mais adequado, é preciso empatia e considerar o próprio esquema de trabalho.
Para quem gosta de procrastinar e não trabalha bem sem prazo, vale a pena um acompanhamento mais intenso e que preveja a cobrança de atividades e resultados. Agora, para quem se sente acuado e contraproducente em casos de pressão maior, optar por alguém cuja metodologia valorize a sua independência e confiança pode ser mais produtivo. O que vale, nesse caso, é certificar-se de quem realizar o acompanhamento vai ao encontro das necessidades do cliente e oferece tudo o que é preciso para que se consiga bons resultados.
Agende uma análise da sua carreira e descubra como você está frente aos seus concorrentes.
Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em atendimentos profissionais que tem por objetivo contribuir para o crescimento hierárquico, alcance de melhores salários, desenvolvimento de carreira e recolocação profissional. Nos últimos 18 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.
Me acompanhe nas redes sociais: Linkedin, Instagram, Youtube, Deezer ou Spotify: @carreiracombrunocunha
Comments