Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e mais amplo e fazer parte dele deixa de ser uma opção a cada dia. Prova disso é que já não é mais possível associar uma carreira de sucesso sem estar integrado às redes sociais. Com isso, a internet e as possibilidades quase infinitas que ela oferece são ferramentas que podem e devem ser utilizadas para impulsionar a imagem profissional na carreira.
Trata-se de canais que integram milhões de pessoas e trabalha os algoritmos de forma a aproximar os interessados a produtos que façam parte de seu perfil. De acordo com o tempo que se passa na rede, as curtidas, os tipos de postagem, os segundos que são gastos em cada publicação, tudo isso tem uma grande influência no fluxo que são indicados pelo algoritmo.
A importância das redes sociais na gestão da carreira
A gestão de carreira é essencial para idealizar um caminho a ser seguido, com etapas pré-definidas que ajudam a manter o foco. Não é sobre se limitar e sim sobre manter a escolha bem definida e sem etapas extras que podem acabar atrapalhando e aumentando o tempo desnecessariamente.
Todo conhecimento é válido, mas alguns deles não vão contribuir diretamente para alcançar o objetivo, sendo assim pode ser interessante incluí-los em momentos de crescimento pessoal, porém sem relação direta com o caminho estipulado. Assim, adquire-se o conhecimento sem atrasar a carreira.
Uma parte importante da gestão da carreira é o uso da tecnologia para consolidação de imagem ou marca e assim possa atrair o público certo. Redes sociais podem ser usadas tanto como canais de vendas, quanto para explorar outras funções da carreira (consultor, docente, empreendedor, profissional liberal / autônomo, etc.), como expansão das possibilidades na vida profissional. Assim, é importante pensar nas redes sociais como uma estratégia da Gestão de carreira.
A gestão de carreira pode ser um processo longo e pode dar a sensação de que as coisas demoram demais para se desenvolver. Assim, as redes sociais podem contribuir para agilizar esses processos, afinal, trabalhar o relacionamento com os clientes e determinados mercados, comunicar-se, criar relacionamentos é uma ótima estratégia.
Afinal, as redes sociais funcionam sem uma Gestão da Carreira?
A resposta para essa questão é: Depende. Não existem respostas objetivas quando se trata de comportamento nas redes sociais, afinal, o sucesso ou o fracasso depende de muitas variáveis. Além da relevância do produto ou serviço oferecido, assim como o próprio desenvolvimento do perfil profissional pessoal, é importante estar sempre atento às mudanças e tendências de mercado em sua área de atuação.
As redes sociais são espaços governados pelos números. Os assuntos mais relevantes são aqueles que geram engajamento, que fazem com que as pessoas se desviem de seus caminhos para atender àquelas demandas. Todos os dias surgem novas tendências de mercado, informações, novas marcas, que no dia seguinte poderão substituir você.
Nesse sentido, é muito importante manter uma coerência entre o trabalho feito nas redes sociais e aquele pretendido na Gestão de Carreira. Quando o assunto é se comunicar ou vender pela rede social pode ser mais fácil manter essa coerência, afinal, existe um produto ou serviço que tem uma materialidade que pode ser trabalhada.
Como as redes sociais podem ser úteis à sua gestão de carreira?
A redes sociais podem ser uma forma de impulsionar tanto uma marca quanto um profissional em busca de conexões. Aqueles que utilizam esses canais como um espaço de trabalho, por exemplo, devem pensá-lo como uma ferramenta que é responsável em grande parte por promover determinada imagem, mostrar valores e atrair pessoas com interesses similares.
Assim, aliar o uso das redes sociais à uma Gestão de Carreira de forma mais cuidadosa pode ser uma ótima opção para assegurar a construção bem-feita de uma marca que possa atrair e engajar pessoas, desde que se tenha uma estratégia clara baseada em alguns fatores importante para um planejamento estratégico: análise da carreira (ambiente interno), análise de cenários (ambiente externo), roupagem da carreira a ser explorada (profissional autônomo / liberal, consultor, docente, empreendedor, gestor, técnico, etc), mercado de atuação, público alvo, definição das redes sociais a serem utilizadas, portfólio de produtos / serviços, planejamento de conteúdo, dente outros.
Cabe mencionar que quando você está construindo uma imagem, uma marca pessoal para si, então pode ser um pouco mais complicado manter-se coeso. No entanto, é importante atentar-se às tendências e assuntos diários, de modo a agir de forma a preservar uma coerência interna frente ao objetivo da carreira em si.
As redes sociais podem ser grandes aliadas na hora de trabalhar estratégias para a carreira, no entanto, é preciso planejar estratégias de gestão da carreira com cuidado e assim buscar uma coesão com seu público de longo prazo. Agende uma consulta para planejamento de carreira de forma a direcionar melhor seu posicionamento de mercado e construção de imagem profissional de longo prazo aqui.
Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em consultoria de carreira para profissionais (técnicos, gestores, consultores, docentes, empreendedores e autônomos/liberais) que buscam recolocação, mudança de emprego, desenvolvimento profissional ou transição de área/carreira. Nos últimos 18 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.
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