No mundo corporativo, termos como Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) tornaram-se bastante comuns. As empresas, visando aumentar a eficiência e o crescimento dos seus colaboradores, frequentemente implementam PDIs como parte de suas estratégias de gestão de talentos. No entanto, muitos profissionais não percebem que há uma diferença crucial entre um PDI desenvolvido para o benefício da empresa e um PDI que visa o desenvolvimento da sua carreira pessoal. Muitos profissionais estão se desenvolvendo para as empresas em que estão no momento prejudicando o futuro de suas carreiras.
No artigo desta semana, trago a diferença entre um PDI para empresa e para carreira e os cuidados que devemos ter sobre o tema! Vem comigo!
O que é um PDI?
Um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ferramenta estratégica usada tanto por indivíduos quanto por organizações para mapear objetivos de desenvolvimento e planejar ações que promovam o crescimento profissional. No contexto corporativo, um PDI geralmente envolve a identificação de habilidades que precisam ser desenvolvidas, definição de metas de carreira e a criação de um cronograma para alcançar essas metas. A finalidade de um PDI é orientar o profissional em seu crescimento e desenvolvimento contínuo.
PDI Focado na Empresa vs. PDI Focado na Carreira
A principal diferença entre um PDI focado na empresa e um PDI focado na carreira está nos objetivos e benefícios finais. Um PDI focado na empresa é projetado para alinhar o desenvolvimento do colaborador com as necessidades e objetivos estratégicos da organização. Em contrapartida, um PDI focado na carreira do indivíduo visa desenvolver habilidades e competências que irão beneficiar o profissional em toda sua trajetória, independentemente de onde ele trabalha.
PDI Focado na Empresa
O desenvolvimento é direcionado para habilidades e competências que a empresa precisa no curto ou médio prazo. A organização se beneficia diretamente das melhorias e habilidades adquiridas pelo colaborador. O foco está em atingir metas de performance que impulsionem o sucesso da empresa. A empresa pode oferecer treinamentos específicos que atendam suas necessidades estratégicas, como cursos de liderança dentro da cultura organizacional específica.
PDI Focado na Carreira
O desenvolvimento é direcionado para habilidades e competências que o indivíduo deseja adquirir para seu crescimento pessoal e profissional a longo prazo. O profissional se beneficia, ganhando competências transferíveis que podem ser aplicadas em diferentes contextos e empresas. O foco está em alcançar metas que melhorem a empregabilidade e satisfação profissional do indivíduo. O profissional pode buscar treinamentos e qualificações que ampliem suas oportunidades de carreira, como MBA, certificações internacionais e habilidades técnicas avançadas, dando prioridade a sua carreira.
Por Que as Empresas Desejam que Você se Desenvolva para Elas
As empresas investem no desenvolvimento de seus colaboradores porque isso resulta em uma força de trabalho mais qualificada e eficiente, o que, por sua vez, aumenta a competitividade e sucesso da empresa. No entanto, esse desenvolvimento muitas vezes está diretamente ligado às necessidades específicas da organização. Isso pode limitar o profissional, uma vez que as habilidades adquiridas podem não ser tão valorizadas em outras empresas ou setores.
A Importância de um PDI Pessoal
Cuidado! Muitos profissionais não percebem que estão sendo moldados para atender às necessidades de suas empresas, e não para alcançar seus próprios objetivos de carreira. Por isso, é essencial que cada indivíduo desenvolva seu próprio PDI, focado em suas metas e aspirações de longo prazo. Veja por que isso é crucial:
Autonomia Profissional: Um PDI pessoal proporciona maior autonomia sobre a própria carreira, permitindo ao profissional tomar decisões que melhor atendam seus interesses.
Flexibilidade de Mercado: Desenvolver competências transferíveis aumenta a empregabilidade do profissional em diferentes contextos e setores.
Satisfação Pessoal: Trabalhar em metas pessoais de desenvolvimento pode aumentar a satisfação e motivação no trabalho.
Como Criar um PDI Pessoal Eficaz
Para criar um PDI que realmente beneficie sua carreira, considere os seguintes passos:
1. Autoavaliação: Identifique suas Forças e Fraquezas: Realize um diagnóstico de carreira para que possa elaborar um planejamento de curto, médio e longo prazo, uma mentoria é muito útil para ter uma visão externa sobre suas competências e áreas de melhoria.
2. Defina Metas Claras e Alcançáveis: Metas de Curto e Longo Prazo: Estabeleça metas para o que você quer alcançar em 1, 3 e 5 anos. Sugiro utilizar a metodologia SMART Goals, onde as metas devem ser Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e com Tempo definido.
3. Planeje Suas Ações: Identifique Ações Necessárias: Determine as ações que você precisa realizar para alcançar cada uma das suas metas buscando seu desenvolvimento contínuo. Planeje como você irá continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo do tempo.
4. Recursos e Ferramentas: Cursos e Certificações: Identifique cursos, workshops e certificações que você pode fazer para desenvolver as competências desejadas e construa e mantenha sua rede de contatos profissionais que possam oferecer suporte e oportunidades de desenvolvimento.
5. Monitoramento e Ajustes: Revisão Regular: Reavalie seu PDI regularmente (pelo menos uma vez por ano) para garantir que você está no caminho certo e permaneça flexível, disposto a ajustar seu plano conforme necessário, baseado em mudanças no mercado ou novos interesses profissionais.
Entender a diferença entre um PDI focado na empresa e um PDI focado na carreira é fundamental para garantir que seu desenvolvimento profissional esteja alinhado com seus próprios objetivos. Embora seja importante atender às necessidades da sua empresa, é igualmente vital investir no seu crescimento pessoal e nas suas metas de carreira a longo prazo.
Ao criar um PDI pessoal, você ganha controle sobre seu desenvolvimento, aumenta sua empregabilidade e garante que está se movendo na direção certa para alcançar o sucesso e a satisfação profissional. Então, você já tem um PDI pessoal? Se não, comece a planejar hoje e veja como pode transformar sua carreira! Clique no link e saiba mais sobre Análise de Carreira!
Bruno Cunha, Administrador, Psicanalista, Headhunter e Especialista em Carreira, Ex-Diretor do Grupo CATHO em estados do Nordeste (PE, RN e PB), com experiência há mais de 19 anos assessorando profissionais (técnicos, gestores, consultores, docentes, empreendedores e autônomos/liberais) que buscam recolocação, mudança de emprego, desenvolvimento profissional ou transição de área/carreira, através métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar necessidades individuais de centenas de profissionais. Mais de 39 mil seguidores no Linkedin e mais de 60 mil seguidores no Instagram, Colunista do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e publicações na UOL, TV GLOBO, SBT, RECORD TV, JOVEM PAN, TRANSAMÉRICA, FOLHA CAPITAL, JORNAL UNIÃO, dentre outros. Atual Diretor da ASSESSORIA DE CARREIRA com Bruno Cunha.
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