top of page

Como diversificar a carreira profissional prevenindo todos os riscos?

Foto do escritor: Bruno  CunhaBruno Cunha



Você já parou para pensar sobre quantas possibilidades existem em relação à sua carreira? E em quantas delas você se encaixaria agora? Diante de uma realidade com redução nos empregos formais, investir em novas habilidades é fundamental. Afinal, mesmo que você esteja em uma situação estável nesse exato momento, tudo pode mudar em questão de segundos.


Nesse contexto, é preciso ir além do plano B. Atualmente, a motivação é companheira de quem tem planos B, C e D. Dessa maneira, é possível prevenir riscos que possam atingir a sua carreira, mantendo sempre o orçamento no azul e a disposição no auge. Mas, afinal, como chegar a esse estágio? É isso que vou mostrar ao longo deste post! Boa leitura!

Faça uma análise de carreira

Independentemente da sua idade ou segmento de atuação, a análise de carreira é o primeiro passo para a criação de novas oportunidades que gerem renda e prazer no que se faz.

Como a qualidade de vida é um investimento que ganha cada vez mais força no dia a dia, modificando hábitos, nada melhor do que fazer uma profunda análise da sua vida profissional e pessoal.


Portanto, uma análise de carreira é o primeiro passo para você criar opções que auxiliem na diversificação, sempre valorizando o crescimento, mesmo que seja necessária a mudança de área.


Afinal, os insights trazem possibilidades reais de se concretizarem. Para isso, nada melhor do que uma reflexão sobre suas habilidades técnicas, competências comportamentais, fase atual da carreira e ganhos salariais, por exemplo.

Defina suas prioridades em novos conhecimentos

Sabe quando você termina o expediente e fica super contente ao saber que irá para o seu hobby predileto? Pois saiba que muitos profissionais estão diversificando a carreira justamente atuando com o que mais amam, sem deixar de atuar no que são especialistas.


Para aproveitar integralmente todas as horas do dia, a dica é se aprofundar no conhecimento do que você faz nas horas livres. Além disso, é possível investir em uma capacitação direcionada exclusivamente para a sua profissão, caso seja este o seu maior objetivo profissional.

Afinal, ao aprender mais, certamente você estará apto para uma possível recolocação ou para crescer dentro da empresa em que atua. Porém, tudo isso depende de uma análise crítica e bem alicerçada.

Crie múltiplas fontes de renda

Como já abordamos acima, o mercado não oferece garantias e é preciso sempre estar preparado para uma possível demissão. Por isso, quem consegue criar múltiplas fontes de renda é capaz de se manter em uma situação mais estável, independentemente do que aconteça.


Você pode explorar as diversas funções da carreira (técnico, gestor, profissional liberal (autônomo), empreendedor, docente, consultor... enfim, as possibilidades são imensas. Inclusive, enxergar essas opções pode ampliar o seu leque. Hoje, o conceito de carreira está cada vez mais abrangente, necessitando de muita lucidez e clareza sobre suas habilidades técnicas e comportamentais.


Por isso, se você já tem uma certa experiência pode se tornar um gestor em sua área, um consultor ou até mesmo docente que ministra palestras e vende cursos na internet. Viu como existem meios de geração de renda por todos os lados?


Mas nunca se esqueça de sempre manter a motivação em alta. Afinal, é preciso ter paixão pela trilha a ser percorrida, investindo em atividades que sejam sinônimo de prazer e entusiasmo.

Esteja sintonizado nas tendências do seu mercado

A pandemia do coronavírus mostrou que a sobrevivência no mercado exige flexibilidade, resiliência e muita criatividade, sempre de olho nas tendências. Quem percebeu que o vírus chegaria ao Brasil com o anúncio das primeiras notícias da China certamente se preparou mais do que a grande maioria pega de surpresa.


Apesar de todos os abalos emocionais e perdas de entes queridos, houve setores da economia que prosperaram com a pandemia, como e-commerces, supermercados, drogarias, educação a distância, etc. O exemplo é apenas um indicador de que é preciso ficar atento aos sinais do mercado para ações que possam diversificar a sua carreira.


Portanto, mais uma vez, a análise do seu perfil profissional é um investimento que não pode fugir das suas metas. Dessa maneira, certamente haverá harmonia na junção de suas vidas profissional e pessoal, com diversificações que tragam prosperidade e mais sucesso à sua carreira.


Portanto, investir na carreira de forma eficiente passa diretamente por um diagnóstico de carreira. Assim, é possível compreender melhor as opções disponíveis para o seu atual momento profissional. Acesse aqui!


Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em atendimentos profissionais que tem por objetivo contribuir para o crescimento hierárquico, alcance de melhores salários, desenvolvimento de carreira e recolocação profissional. Nos últimos 17 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.


Me acompanhe nas redes sociais: Linkedin, Instagram, Deezer ou Spotify: @carreiracombrunocunha


Comments


bottom of page