A cada dia o mercado de trabalho é inundado por pessoas com títulos de graduação, especialização e MBA — sem falar naqueles que têm especializações e cursos complementares. Nesse sentido, naturalmente a competição no mercado de trabalho é bastante acirrada, afinal, não há postos de trabalho para todos.
Para se destacar, gerenciar a carreira é uma habilidade vital, tal como os resultados a entregar, principalmente para aqueles que desejam conquistar um cargo de liderança. Sendo assim, é importante destacar que conquistar um cargo de liderança na carreira não significa cuidar somente da qualificação, mas também das habilidades cognitivas, ou seja, nossas formas de pensar, sentir e agir.
Dessa forma, ser dotado de autoconhecimento, bem como compreender que este é um alvo na sua jornada, torna mais simples as estratégias para atingir tal objetivo. Abaixo, confira algumas dicas que preparei para ajudá-lo no processo de mudança de nível hierárquico. Boa leitura!
Como conquistar um cargo de liderança na carreira?
Diferentemente do que as pessoas possam imaginar, cargos de liderança nem sempre são preenchidos por aqueles melhor qualificados em função de cursos ou conhecimento apenas. Embora seja importante deter habilidades necessárias, é também indispensável que elas estejam alinhadas com um trabalho de desenvolvimento pessoal e aprimoramento constante, afinal a liderança pode ser desenvolvida.
De modo geral, líder é aquele indivíduo que mais se destaca em uma posição e, por consequência, trata-se do indivíduo que possui características que podem agregar valor ao cargo. No entanto, tais características não são pré-estabelecidas, isto é, a pessoa não necessariamente irá nascer com elas, mas desenvolvê-las ao longo da vida.
Sendo assim, cada indivíduo pode se aprimorar, atingir o sucesso profissional e conquistar um cargo de liderança. Abaixo, veja algumas dicas sobre como desenvolver melhor as habilidades únicas que poderão leva-lo a uma posição de mais destaque na carreira:
Autoconhecimento é o primeiro passo
O autoconhecimento é o primeiro passo em direção a um cargo de liderança, afinal, existem diversos tipos de pessoas com características pessoais, assim como pontos fortes e limitações que diferem entre si.
Conhecer-se a si mesmo é uma forma de compreender quais são os pontos positivos e quais são os aspectos que precisam de um trabalho extra para desenvolvê-los melhor. Assim, ao detectá-los, fica mais fácil trabalhar nesse sentido.
Muitos no mercado de trabalho estão se perdendo em seu processo de desenvolvimento gerencial, pois muitas empresas estão exigindo dos profissionais adequação dos seus pontos de melhorias, erro cometido por muitos RH’s, e sabemos que pontos fracos podem servir apenas para fragilizar o processo de desenvolvimento do indivíduo. Portanto, é sempre bom fazer a seguinte pergunta: estou me desenvolvendo para a empresa ou para o mercado de trabalho?
Aprimorar-se constantemente é vital
Todo dia é possível aprender algo novo. Mesmo nas menores coisas e, ainda que no momento a informação pareça despropositada, ainda assim houve um conhecimento novo. Isso torna possível direcionar o processo de aprendizado para que ele seja útil na busca por uma melhor posição na carreira.
Investir em cursos de liderança, por exemplo, assim como em eventos e reuniões que possam aumentar tanto o conhecimento quanto das relações humanas, é um ponto essencial para subir de cargo. Pessoas que não são capazes de se abrir para novos conhecimentos acabam ficando estagnadas e sem possibilidades de alcançar outros cargos.
Mas cuidado, muitos profissionais estão investindo em cursos de qualificação e desenvolvimento pessoal focado no desenvolvimento para atender as demandas do seu emprego atual e não para atender demandas da sua área profissional e mercado de atuação. Portanto, fique muito atento com os gurus das fórmulas mágicas, afinal eles podem ser apenas grandes sacadas de marketing! Ahhh...aproveite e leia o meu último artigo sobre esse tema no meu blog!
É preciso trabalhar o marketing pessoal e a boa comunicação
Tornar-se conhecido no espaço profissional, entre os colegas de trabalho e nos cargos mais elevados é essencial para alcançar um cargo de liderança. Líderes são pessoas que possuem um bom conhecimento tanto de sua área de trabalho quanto daqueles que colaboram para o desenvolvimento — sendo o marketing pessoal parte essencial deste processo.
A boa comunicação está neste mesmo tópico por serem pontos interligados. Dessa forma, apostar no marketing pessoal é trabalhar também a boa comunicação e, com isso, ser capaz de transitar entre diversos grupos. Afinal, a boa comunicação é essencial para um líder que deve saber como se dirigir corretamente a pessoas com características diferentes.
Por esta razão, é bom ficar atento a adequação dos estilos de liderança, pois muitas vezes o profissional está diante de uma equipe que exige um determinado estilo e quando passa a estar à frente de uma outra equipe, se faz necessário tal alinhamento. Ou seja, ocupar um cargo de liderança em uma empresa não significa estar pronto para ocupar um cargo de liderança em outra organização.
Desenvolver o aprimoramento de performance
A performance no ambiente de trabalho também conta muito na hora de conquistar um cargo de liderança. Quanto maior o cargo, maiores serão as atribuições e, com elas, a responsabilidade no ambiente corporativo. Desta forma, demonstrar estar apto para receber uma carga maior de tarefas é uma forma de ser visto como uma possibilidade viável para os cargos de liderança.
A capacidade de suportar as responsabilidades que tal posição exige deve ser demonstrada antes. Assim, estar em evidência para a chefia, de forma que o trabalho e o desempenho falem por si, aumentará, consideravelmente, o surgimento de novas oportunidades. Ademais, a performance e os resultados no trabalho é a forma mais eficaz para demonstrar a capacidade para o cargo.
Portanto, como vimos, conquistar um cargo de liderança na carreira é um processo que deve ser levado adiante com planejamento e estratégias bem definidas. Sendo assim, o autoconhecimento aliado à iniciativa e uma boa performance são alguns dos ingredientes para o sucesso. Agende uma análise de carreira aqui e compreenda suas prioridades de desenvolvimento profissional tanto dos aspectos técnicos (qualificação) quanto das habilidades comportamentais (comportamento) para ocupar uma posição de liderança.
Bruno Cunha, Headhunter & Especialista em Carreira. Especialista em consultoria de carreira para profissionais que buscam recolocação, mudança de emprego, desenvolvimento profissional ou transição de área/carreira. Nos últimos 19 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.
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